Publicado em

Viajando para Barcelona…

Mercat San JosepDaremos indicações bem práticas, com a esperança de que os que as lerem possam subvertê-las e transformá-las sob o sol de Barcelona. Não esgotamos aqui as muitas possibilidades dessa cidade. Só as mais queridas e que nos esbarram nas caminhadas. Lembramos que essa cidade esconde muitos segredos de todos os seus passantes e de alguma forma, ela os desvela nas sutilezas de se olhar.

Mas, voltando ao pragmatismo turístico:

Do aeroporto de Barcelona (nos terminais T2A, T2B, T2C) sai um ônibus que vai direto até a Praça Catalunya e de lá dá pra pegar metrô, taxi, ônibus… Se comprar um bilhete de ida e volta (e que vale por 9 dias), sai com desconto.

Endereços Importantes:

  • Embaixada – Av. Diagonal, 468, 2º – 08006 – Barcelona (Espanha). tel.: +(34) 93 488 22 88

 

Atrações

  • Pra começar… Gaudi… Casa Batlló – é linda, emocionante. O audioguide é caro, mas vale a pena, além de ser em português de Portugal, o que deixa mais lúdica a viagem. Diariamente, das 9 às 8hs – Passeig de Gràcia,43. MetroL3, Estação Pg. de Gràcia. Fundació Caixa Catalunya – La Pedrera – Provença, 261-265. Parc Guell, Sagrada Familia. Tudo é imperdível. Mas, não tem jeito, tudo vai estar lotado de turistas, especialmente nos meses quentes. Relaxa, respira fundo e presta atenção nas curvas, nas sombras, nas possibilidades de luz, cor e vento. Ali tudo mostra sentido, mesmo que frágil ou inacreditável.
  • Tem uns passeios a pé com guia, que podem ser contratados na Oficina de Turismo de Barcelona, são os walking tour. Dois que parecem interessantes são os gothic e o tour gourmet. Sei lá, né?! Numa primeira ida, ou numa viagem com pouco tempo, pode ser interessante ser guiado. Nós preferimos flanar, bem, é meio pessoal…
  • Ciutat vella (Born) – Passeig del Born, Carrer de La Princesa, Bar de Tapas (Cal Pepe, Plaza des les Olles) e El Xampanyet (Museo Picasso), Iglesia Santa Maria del Mar, Mercat del Born.
  • Entre o Born e Raval, tem uma lojinha de Torrons, que é um doce típico delicioso, e foi fundada, sei lá, em 1775… Por favor, não digam que acham que seria legal se eles servissem café para acompanhar os Torrons. Nós fizemos isso e ouvimos uma explicação bem catalã sobre porque essa combinação é desnecessária. Provem tudo. É maravilhoso. O nome é Torrons Vincens, o endereço é C/ Dr. Josep Castells, 10 bis, (Pol. Salas), 08830 Sant Boi de Llobregat (Barcelona), Tel. No.: +34 93 630 82 71.  Outro passeio super exótico nessas redondezas é o Museu dedicado ao Caganer, figura mítica barcelonesa, festejada na época do natal. É muito divertido. Lá vocês vão entender o por quê.
  • Raval – Dá pra percorrer esses lugares a pé… Mas, em especial, o  Mercat de San Josep – onde tem os melhores tapas de Barcelona, dá pra sentar no balcão e conversar muito com a família proprietária, em especial o Sr. Pinotxo,  aliás o nome do Bar é Pinotxo e fica logo na entrada do mercado – La Rambla, 91, 08002 Barcelona, Espanha , +34 933 17 17 31.  Nessa área, tem o Antic Hospital de Santa Creu, Mercat de La Boqueria, Rambla del Raval, Sant Paul del Camp (mosteiro beneditino), Palau Guell. Bar de Tapas – Carmelitas – doctor dou, l.carme, 42, el raval 08001, Barcelona, abierto todos los días, 13:30 – 16:00 / 21:00 – 00:00, tel: 93 412 46 84. Carrer Goya, 18 (Adega).
  • Muito legal! Bairro Gótico – Imperdíveis são a Catedral Gótica e Museu Picasso – Montcada, 15-23.  
  • Lindo! Imperdível. Palau deLa Musica Catalana. Dá para acompanhar a programação musical antes de viajar e assistir a uma apresentação escolhida. A arquitetura é impressionante e o lugar é super simpático para quem não quer ouvir música… até dá pra tomar só um cafezinho… o Link é: http://www.palaumusica.org/
  • Impressionante!!! É o Parc de Montjuic, onde entre outros, vemos o Museu de Arqueologia da Catalunha. O link é: http://www.mac.cat/
  • Fundació Antoni Tàpies – Aragó, 255.
  • Fundació Caixa Catalunya – La Pedrera – Provença, 261-265.
  • Fundació Joan Miró – Parc de Montjuïc. É uma viagem entender como o Miró chegou aonde chegou. Finalmente, você vai compreender os pontinhos na tela… Aceitar é outra história. Abstração pura. rsrsrs
  • Mas, não nos esqueçamos, Barcelona é mediterrâneo, então passeiem pelo porto também. Lindo. Se tiverem tempo e dinheiro almocem num restaurante por lá. Super romântico.

 

  • Passeio de Carro – para quem tem disposição, tempo e gosta de ruímas românicas –  ir até Tarragona, parando em Sitges, Tarragona (para ver o aqueduto, sair pela Rambla Nova por 4km Norte e daí caminhar), Cambrils del Mar, Monestir de poblet, Montblanc, Monestir Santes Creus são outras paradas simpáticas, com vinho, frutos do mar, monastérios.

Sobre viajandocomosamigos

Somos cercados de pessoas queridas, singulares, divertidas, às vezes sumidas trabalhando demais, mas sempre presentes em nossos brindes e viagens. Porque somos muito gratos e gostamos de comemorar, dividimos o que aprendemos com vocês. Bom proveito a todos.

Deixe um comentário